segunda-feira, 7 de setembro de 2009

honestidade


a honestidade é daquelas características principais. A base de tudo. Um carácter que não seja honesto, não tem qualquer valor enquanto ser.Erros todos cometemos e quem não erra com consciência que atire a primeira pedra (já tinha escrito isto num post anterior), mas assumir os erros sendo honesto, é muito mais complexo e de valor do que se possa pensar.Um dos meus grandes defeitos, ou uma das minhas características mais fortes é, não saber mentir. Digo sempre tudo o que penso, e nesta base, há muita gente que não me aceita. Digo sempre a verdade, independente da dor ou mal-estar que possa causar. Posso por vezes pensar e repensar se o faço, mas acabo sempre por dizer, porque a minha essência é mesmo essa. Prefiro ter por perto pessoas que me aceitam tal como sou, do que aquelas que não me entendem. Pessoas que fogem das verdades porque lhes dá mais jeito.Pode parecer radical, mas sou mesmo assim.Conheço pessoas que não são honestas consigo próprias. Passam os dias a fugir de situações que alimentaram. Fogem para não serem confrontadas, para que a verdade não lhes bata à porta. Mudam até os hábitos, os olhares e mesmo a forma de estar. Só encontro uma explicação. Dói demais. A verdade dói. E muito. Na maioria das vezes. Mas mesmo assim, prefiro mil verdades dolorosas a uma simples mentira.Mas pergunto eu, isto é viver? São felizes rodeadas de mentiras? Acreditando em histórias fictícias que elas próprias criaram? Ou serão essas histórias a mais pura das verdades? O pior de tudo é quando arrastam outras pessoas nas suas mentiras. Alimentam sentimentos que um dia dizem não existir. Revoltam-se porque alguém lhes bateu com a verdade na cara, deixando um espaço mínimo de manobra para a sua diversão.Fugir de si próprios traz algum benefício? Na minha opinião não. Apenas adia uma situação, que mais tarde se torna insustentável. E aí o sofrimento será muito maior…Quando se olham ao espelho, a verdade faz-lhes troça e deita-lhes a língua de fora para mostrar que estão no caminho errado… Mas a maioria destas pessoas finge não ver, desvia o olhar, escolhe pura e simplesmente o caminho mais fácil.Vivem acreditando que conseguem contornar tudo. Que usam e abusam até que tudo esteja à sua medida. Sim, porque estas pessoas são exigentes. Como se tivessem o direito de exigir, seja aquilo que for.A falta de honestidade de uns gera, grandes lições de vida a outros.E isto para mim é a única coisa positiva. Porque nos enaltece e acima de tudo faz-nos perceber, o quanto especial somos.Felizmente, vivo rodeada de pessoas honestas.Em que a sinceridade e a honestidade, são a base de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário